Topo

Ageless

Shots ajudam a combater de vontade por doce a envelhecimento precoce

Silvia Ruiz

23/08/2019 04h00

A primeira coisa que eu faço pela manhã ao acordar é virar um shot antioxidante. Muitas vezes mostro o preparo dele no meu perfil no Instagram (me siga lá também @silviaruizmanga) e sempre surgem muitas mensagens com dúvidas sobre os benefícios desse hábito. Fato é que esses shots viraram moda nos últimos tempos, mas são usados há séculos na medicina oriental como a Ayurveda na Índia, onde beber água morna com limão em jejum ao acordar é uma prática comum.  Conversei com a nutricionista Karina Al Assal, especialista em nutrição funcional e fitoterapia e mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP para entender melhor a ciência por trás dos shots.

Shots são doses superconcentradas de nutrientes e fitoquimicos e existem diferentes combinações que podem ser usadas com ingredientes como limão, gengibre, cúrcuma, própolis, canela e até pimenta. A ideia é dar para o corpo logo ao acordar e em jejum um estímulo para que ele tenha determinadas reações que beneficiam a saúde, melhoram certas condições que vão de má digestão até o combate ao envelhecimento precoce devido ao efeito antioxidante e anti-inflamatório (porque contém compostos que protegem o nosso corpo dos danos causados por radicais livres, os grandes vilões que causam o envelhecimento).

Como consumir os shots

A dica da nutricionista é tomar o shot logo ao acordar, antes do café da manhã. Assim vamos dar ao corpo logo cedo o estímulo para ele "ligar" os  genes envolvidos nos processos que queremos. "O contrário disso é comer um pão logo ao acordar, que vai dar um estímulo exagerado na nossa insulina, o que vai te deixar o resto do dia com mais fome, por exemplo", diz Karina. Ela sugere que a gente vá fazendo um rodizio entre as combinações dependendo dos nossos objetivos. Importante: se você tem refluxo ou gastrite, o shot pode piorar a situação, portanto fale com seu médico antes ou evite ingerir.

Eu costumo tomar diariamente o meu shot com limão, gengibre e glutamina e própolis. Assim já dou aquela dose de antioxidante e ajudo na imunidade tudo de uma vez! A cúrcuma eu tomo em cápsula e por isso acabo não incluindo no meu shot.

Lembrete importante da Karina: não adianta nada tomar shot de manhã e depois passar o dia comendo uma dieta cheia de alimentos não saudáveis. Shot não é milagre! É mais uma estratégia que a gente pode incluir dentro de um estilo de vida saudável.

Vamos a algumas receitas:

Shot Antioxidate

Meio limão espremido em dois dedos de água num copo

1 colher chá de Cúrcuma em pó (antioxidante, antiinflamatoria, já falei da do poder da cúrcuma aqui). Adicionar uma pitada de pimenta do reino ajuda na absorção da cúrcuma

1 colher de chá de gengibre fresco ralado ou em pó (ajuda da digestão, imunidade, antioxidade e anti-inflamatório)

Variações: incluir uma colher de chá de spirulina ou clorela que são altamente antioxidantes

Shot para Imunidade

Meio limão espremido em dois dedos de água num copo

15 gotas de própolis

1 colher de chá de gengibre fresco ou em pó (ajuda da digestão, imunidade, antioxidade e anti-inflamatório)

Shot termogênico (para aumentar o metabolimo)

Meio limão espremido em dois dedos de água num copo

Uma pitada de pimenta cayena

Uma colher de chá de gengibre em pó ou fresco ralado

Sobre Autora

Silvia Ruiz é jornalista e trabalha com comunicação digital e PR. Durante mais de 15 anos atuou na cobertura de saúde, bem-estar e estilo de vida. É apaixonada por alimentação natural, meditação e práticas holísticas. Mãe do Tom, do Gabriel e da Myra, tem bem mais de 40 anos e está tentando aprender a viver bem na própria pele em qualquer idade.

Sobre o blog

O que é envelhecer hoje? Este é um espaço com informações para a geração que tem mais de 40 e não abre mão de viver uma vida plena e, principalmente, saudável, independentemente da idade. Aqui não falamos em “anti-aging”, e, sim, em “healthy aging”. Dicas de alimentação, beleza, atividade física, carreira e estilo de vida para quem busca ser “ageless”.

Blog Ageless