Conheça os dez alimentos mais antioxidantes para combater o envelhecimento
Antioxidante é a palavra do momento em saúde e bem-estar. Está nas embalagens de cremes, de alimentos nos supermercados, em cápsulas nas farmácias. Sempre que mostro meus shots matinais e refeições antioxidantes no Instagram (me siga lá também: @silviaruizmanga) recebo uma enxurrada de perguntas: para que serve isso? Te dou uma boa razão, para começar: podemos dizer que funcionam como um poderoso antídoto contra o envelhecimento precoce. Melhor do que isso: são as armas mais simples, poderosas e baratas que você pode usar para se manter saudável.
Para entender os antioxidantes, primeiro é preciso entender a ação do processo oxidativo e dos famosos radicais livres no nosso organismo. "Só de respirar a gente provoca oxidação", explica diz Karina Al Assal, nutricionista e mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Ou seja, esse processo é natural e ocorre quando nossas células processam o oxigênio para transformá-lo em energia. Essa reação química acaba produzindo os radicais livres, moléculas que ficam "soltas" pelo corpo à procura de "pares" causando danos às células e ao DNA pelo caminho. O corpo dá conta de reparar um pouco desse dano natural. O grande problema é que os radicais livres também vêm de outras fontes externas como o cigarro, o álcool que ingerimos, poluentes do ar, agrotóxicos, aditivos químicos de alimentos industrializados e até de frituras e excesso de açúcar. E, quando há excesso de radicais livres, a coisa se complica e aí temos um quadro chamado estresse oxidativo.
Quando chegamos nesse ponto, esses radicais começam a causar danos ao longo do tempo que estão relacionados a uma série de doenças como: diabetes. pressão alta, doenças cardíacas, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer e câncer. E também com o envelhecimento como um todo, nossas rugas inclusive.
Mas existe um antídoto para combater esse excesso de radicais livres: é aí que entram em cena justamente os antioxidantes. Eles são como os mocinhos desse filme que neutralizam os bandidos radicais livres formando um "parzinho" com eles. E o jeito mais fácil de colocar esses soldados dentro do seu corpo não poderia ser mais simples: é só incluí-los na alimentação. Sim, também existem suplementos, já falei da importância deles aqui, mas nada é tão poderoso quanto uma dieta rica em alimentos antioxidantes. O objetivo é ter mais crédito do que débito de antioxidantes, digamos assim.
Existem centenas de substâncias que atuam como antioxidantes, como vitaminas, flavonoides e polifenóis, ômega 3. A nutri Karina nos deu a lista abaixo com os alimentos com o índice mais alto no chamado índice ORAC (sigla para "capacidade de absorção de radicais de oxigênio), uma medida que mostra a capacidade de combater radicais livres em testes de laboratório. Existem centenas de outros, esta é apenas a lista dos top dez que encontramos facilmente no Brasil.
"Cada tipo de antioxidante atua de uma maneira. Por isso não adianta ficar repetindo sempre os mesmos. O ideal é aquela famosa regra de encher o prato de vegetais coloridos. Comer variedade de frutas", ensina Karina.
1- Chá verde
2- Cacau (procure um chocolate amargo de qualidade, com alto teor de cacau, em que os primeiros ingredientes da lista sejam cacau e massa de cacau e não açúcar)
3- Açaí
4 – Couve
5 – Espinafre
6 – Laranja
7 – Tomate
8 – Açafrão (ou cúrcuma em pó)
9 – Azeite extra virgem
10 – Maçã
Sempre bom lembrar que tomate e espinafre costumam ter excesso de agrotóxicos no Brasil. Se puder, opte sempre pelos orgânicos.
Outro ponto importante. Quantidade e variedade são fundamentais. Hoje, até por conta da onda fitness, muita gente tem uma alimentação monótona, tipo batata doce, ovos e frango. Elas podem até ficarem saradas, com músculos etc. Mas por dentro, no interior das células, podem estar com um processo acelerado de oxidação e portanto, de envelhecimento precoce. Ou seja, a velha dica dos pratos coloridos em todas as refeições é mais válida do que nunca. É antioxidante na veia!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.