Topo

Ageless

Cabelos também envelhecem; saiba como cuidar dos fios por dentro e por fora

Silvia Ruiz

09/11/2018 15h58

Crédito: iStock

Fios com frizz demais, ressecados, fracos, quebrando facilmente…  Parece que é só a gente passar dos 40 que cabelo muda completamente, não é mais o mesmo (aliás, tudo não é mais o mesmo, né?). Na semana passada escrevi sobre suplementos e muita gente me perguntou sobre soluções para os cabelos no Instagram (me siga lá também: @silviaruizmanga). O que tomar para ajudar os fios de dentro para fora? E existe alguma solução mais potente para tratar os fios que estão envelhecendo? Sim, minha gente, cabelo também envelhece!

Antes de mais nada, é preciso observar se não existe uma queda de cabelo exagerada. Nesse caso, procure um dermatologista especializado em cabelos, porque pode ser sinal de doenças que exigem tratamento médico (eu mesma estou passando por isso, mas isso é tema para outro dia). É normal a gente perder até 100 fios por dia, mas, se sua escova estiver ficando cheia de cabelos, acordar com fios pelo travesseiro, é sinal de alerta: alopecia também atinge mulheres, por isso é preciso cuidado.

Aqui estamos falando somente sobre aqueles problemas mais "simples", de cuidar da beleza e dar uma força aos fios, ok?

Hoje há uma série de ativos que podemos ingerir na forma de cápsulas e também shampoos e cremes que podem ser formulados especialmente em farmácias de manipulação que podem dar um jeito na cabeleira e não precisam de receita médica, podem ser feitos sob medida para cada pessoa e suas necessidades. Conversei com a farmacêutica e bioquímica Renata Chiavenato Mazza, diretora da farmácia Almofariz, para saber como a gente pode cuidar do cabelo de dentro para fora e também reparar os fio com as novidades encontradas hoje no mercado.

Silício

Tem um elemento chave no nosso organismo que, com o passar do tempo, diminuímos a capacidade de absorver: o silício. É um mineral essencial na formação estrutural da derme através do aumento da síntese de colágeno e elastina. No cabelo, o silício aumenta a síntese e a compactação de queratina, que é o que o torna mais forte e resistente. Anote este nome: Nutricolin. É o chamado silício inteligente porque é um complexo altamente biodisponível (facilita a absorção pelo nosso organismo) e combinado à colina, outro ativo muito importante para a saúde do cabelo. Ele pode ser ingerido sozinho ou em fórmulas com mais ativos. Se usado sozinho, a dose é de 300 mg a 600 mg ao dia.

Capília Longa

Para queda moderada (como eu disse, queda exagerada pede avaliação médica urgente) a Capilia Longa, um ativo extraído da cúrcuma, pode ser uma ótima opção. Ela é chamada de "Minoxidil Like" (ou seja, semelhante ao minoxidil, que é um medicamento para queda de cabelo prescrito somente por médico, mas numa versão natural). A Capilia nutre o bulbo capilar, fazendo com que a queda seja reduzida, a densidade capilar aumente e novos fios nasçam. Neste caso, as formulações são feitas em forma de loção para ser aplicada no cabelo diariamente.

Biotina

É uma vitamina do complexo B. Trata-se de uma vitamina hidrossolúvel produzida no intestino pelas bactérias e obtida por meio da alimentação. Ela é essencial para a saúde dos cabelos e unhas. Mas nem sempre a gente consegue a quantidade necessária só com a dieta. A suplementação ajuda no crescimento de fios mais fortes e resistentes, na reparação da espessura dos fios e na prevenção do surgimento de fios brancos.

Glicogênio

Glicogênio é um polissacarídeo fonte de energia para as células e vários tecidos do organismo, inclusive para o cabelo. Aumenta o brilho e revitaliza os fios, além de estimular a produção de folículos pilosos. Um nome conhecido de glicogênio para cabelo no mercado é o O2 Hair. Ele normalmente é adicionado a loções ou fórmulas de shampoo com outros ativos combinados.

Ceramidas e Queratina

Ceramidas é uma substância natural, um tipo de lipídio (gordura) encontrado naturalmente no interior da cutícula dos fios. Já a queratina é uma proteína que o nosso corpo produz e pode ser encontrada na pele, unhas e cabelos. Composta por 21 aminoácidos, ela representa cerca de 90% da constituição do fio. É ela que garante a força e elasticidade da fibra capilar. Por isso a gente vê esses nomes em muitos rótulos de cremes para os cabelos. Mas, quando a gente manda manipular, podemos ter esses ativos em concentrações maiores, ou seja, um creme ou máscara de cabelo mais potente. Dois nomes famosos no mercado são o Bio-Ceramidyl e Bio-Keratin. Peça para o farmacêutico formular com concentrações de 1 a 3% do primeiro e de 2 a 10% do segundo, dependendo da sua necessidade (isso pode ser avaliado na farmácia mesmo)

É comum os farmacêuticos, nutricionistas e médicos reunirem mais de um ativo em uma fórmula combinada, por exemplo, com biotina, silício e o glicogênio, para gerar sinergia entre os ativos. Mas as dosagens devem ser individualizadas, por isso vá até a farmácia de manipulação e discuta suas necessidades com o farmacêutico ou fale com seu dermatologista ou nutricionista. Eu mesma tomo uma combinação que leva biotina, nutricolin e outros ativos e vi muita diferença da qualidade do cabelo depois de alguns meses tomando o produto (no meu caso foi prescrito por médico). Funcionou muito para mim, acabou com meu cabelo ressecado, deu brilho e maciez. Lembrando que nada disso substitui uma alimentação saudável, não existe pele, cabelo ou unhas bonitas para quem come mal!

Sobre Autora

Silvia Ruiz é jornalista e trabalha com comunicação digital e PR. Durante mais de 15 anos atuou na cobertura de saúde, bem-estar e estilo de vida. É apaixonada por alimentação natural, meditação e práticas holísticas. Mãe do Tom, do Gabriel e da Myra, tem bem mais de 40 anos e está tentando aprender a viver bem na própria pele em qualquer idade.

Sobre o blog

O que é envelhecer hoje? Este é um espaço com informações para a geração que tem mais de 40 e não abre mão de viver uma vida plena e, principalmente, saudável, independentemente da idade. Aqui não falamos em “anti-aging”, e, sim, em “healthy aging”. Dicas de alimentação, beleza, atividade física, carreira e estilo de vida para quem busca ser “ageless”.

Blog Ageless