Topo

Fernanda Young conta por que adotou cabelos brancos; veja como mantê-los

Silvia Ruiz

17/09/2018 04h00

Renata Vasconcellos e Fernanda Young assumem cabelos grisalhos no Instagram – Crédito: @renatavasconcellosoficial e @fernandayoung no Instagram

Há alguns dias fiz um post no Facebook perguntando para as amigas quem por acaso estaria assumindo os cabelos brancos. A resposta me impressionou. Foram quase 100 comentários de mulheres contando suas histórias! Essa onda de cabelos grisalhos já é grande há um tempo fora do Brasil, mas achei que aqui ainda era meio tabu. Afinal, cabelo para as brasileiras é quase um elemento sagrado.

Os argumentos da maioria dessas amigas para abandonar a tinta foi mais ou menos o mesmo: uma sensação de libertação, de não ter nada a esconder. Quase um ato de rebeldia mesmo! Comecei a pesquisar e achei mulheres lindas com a cabeleira cinza platinada e me deu uma sensação tão boa de ver mais essa fronteira sendo quebrada. Afinal, até aqui homens grisalhos eram vistos como sexy enquanto as mulheres, desleixadas.

Entre famosas, não faltam exemplos inspiradores. Vão desde a linda jornalista Renata Vasconcellos, com suas poucas mechas branquinhas naturais, até a sexy rebel Fernanda Young que já foi do curtíssimo ao longo, sempre com a cabeça totalmente branca.

"Eu tenho cabelo branco desde os 30 anos. Sempre pintei, raspei, sou desapegada. Em março deste ano eu estava loira platinada e resolvi não pintar mais", me contou Fernanda num longo papo sobre nossa geração (nós duas nascemos no mesmo ano, 1970). "Eu poderia parecer uns anos mais jovem de cabelo preto. Mas para que? Eu estou à beira dos 50, não vai ser o cabelo que vai mudar isso."  Mas ela diz bancar esse grisalho nem sempre é fácil. "Nos dias em que você está mais frágil, vem a cobrança da juventude, essa é uma questão cultural da brasileira. Até o jeito que as pessoas te tratam muda. Me chamam de senhora na rua."

Cabelo grisalho também pede cuidados

E não vá pensando em deixar o cabelo branco só para ter menos manutenção. Na verdade, pode dar até mais trabalho do que retocar a raiz. "O branco tende a ficar amarelado, é um cabelo mais grosso, mais poroso", diz Cris Dios, cosmetologista e fundadora do spa Laces and Hair, de São Paulo, especializado em tratamentos naturais para o cabelo. Ela dá as dicas:

  • Invista em hidratação pelo menos uma vez por semana para os fios ficarem sedosos;
  • Para evitar o amarelado, lave os cabelos com shampoo matizador para cabelos brancos pelo menos a cada 15 dias (aqueles roxinhos). "A poluição e o cigarro são inimigos dos grisalhos. Essas impurezas aderem aos fios e causam aquele amarelado";
  • Para não acumular produto nos fios, deixando-os ainda mais opacos, dilua sempre o shampoo em um potinho com água antes de aplicar (aliás, essa regra vale para todas, mesmo para quem usa tintura. O cabelo fica soltinho, faz toda a diferença).

Ficou com vontade de aderir? Tem alguns cuidados que valem a pena prestar atenção, para ficar moderna e não com cara de vovozinha (a menos que essa seja sua vontade).

Escolha um corte mais ousado, repicado, de preferência mais curto. Pode ficar muito legal longo também, mas vai dar mais trabalho para deixar os fios bonitos e saudáveis.

Segurar um cabelo branco pede estilo. Pense bem no look como um todo, nas roupas. Se usar óculos, procure uma armação mais moderna. E tente não pesar no make, que é melhor ser suave, para não parecer aquelas senhoras que mandam ver no blush e ficam com as bochechas marcadas demais.

E eu? Vou encarar? Bom, eu tenho poucos fios brancos por enquanto, então por hora vou manter minhas luzes com fundo escuro e esperar ficar tudo branco para ver se vou curtir. Mas que é bom saber que tem essa opção, isso é! Viva a liberdade!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fernanda Young conta por que adotou cabelos brancos; veja como mantê-los - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre Autora

Silvia Ruiz é jornalista e trabalha com comunicação digital e PR. Durante mais de 15 anos atuou na cobertura de saúde, bem-estar e estilo de vida. É apaixonada por alimentação natural, meditação e práticas holísticas. Mãe do Tom, do Gabriel e da Myra, tem bem mais de 40 anos e está tentando aprender a viver bem na própria pele em qualquer idade.

Sobre o blog

O que é envelhecer hoje? Este é um espaço com informações para a geração que tem mais de 40 e não abre mão de viver uma vida plena e, principalmente, saudável, independentemente da idade. Aqui não falamos em “anti-aging”, e, sim, em “healthy aging”. Dicas de alimentação, beleza, atividade física, carreira e estilo de vida para quem busca ser “ageless”.

Mais Posts