Topo

Ageless

Como Jennifer Lopez mantém o corpo e a energia em alta aos 50 anos

Silvia Ruiz

04/02/2020 07h59

Kevin Winter/Getty Images/AFP

Depois da performance arrebatadora de JLo no Super Bowl na noite da última segunda, a internet ficou obcecada com a energia, o corpo e a beleza da cantora americana, filha de porto-riquenhos que nasceu em Nova York há 50 anos. Nas redes sociais só se falou nisso: "como pode ela estar tão bem aos 50?", "Qual o segredo de JLo?". Seria sorte? Genética boa?

É claro que a gente prefere achar que ela é uma espécie de super-humana abençoada pela natureza. Mas pesquisando mais sobre tudo que ela já falou sobre seu estilo de vida, fica claro que nada vem assim totalmente de graça. Sou fã da beleza natural dela, do visual sarado, sem ser magra demais, respeitando suas curvas latinas e pele morena com glow saudável. Nada daqueles exageros de preenchimentos na boca e nas bochechas que estão na moda por aí (e deixam as mulheres com a cara do Fofão).

A cantora já declarou que sua mãe e avó têm pele boa, que ela tem sim, uma certa sorte em relação à genética. Mas, dito isso, ela não dá bobeira ao cuidar de sua saúde por dentro e por fora. Não tem segredo, é simples, a maioria das coisas são bem óbvias, na verdade. Vamos ao que JLo já contou que ela faz para se cuidar e manter a beleza, mas, principalmente a vitalidade e a energia lá em cima:

  1. Cuidados com a pele: Jlo já declarou que usa proteção sempre, jamais sai de casa sem passar antes um hidratante com FPS. Outro hábito da cantora é jamais dormir com maquiagem (quem ainda faz isso depois dos 30, minha gente?). E ela diz ainda que evita maquiagem ao máximo quando não está trabalhando, para deixar a pele respirar. Sim, ela usa cremes bons também. Já declarou seu amor pela marca americana Lancer, criada por seu dermatologista, Harold Lance. E também o creme de rosas da marca alemã Dr. Hauschka – esse eu também uso, mas confesso que até hoje não vi o "glow Jlo" surgir na minha pele. Deve ser porque ela também usa o caríssimo Crème de La Mer (cujo frasco de 30 ml custa R$ 960 no Sephora aqui no Brasil). Mas, se depender dele, creio que jamais terei o tão almejado brilho da cantora… O dermatologista da cantora também já revelou que ela usa sempre vitamina C tópica para reduzir manchas e manter a cor uniforme, ácido hialurônico para hidratar e ácido glicólico para esfoliar e renovar a pele. Gostei de saber, pois esses eu também faço na minha rotina (aliás, falo dela no meu perfil no Instagram se quiser conferir meus favoritos também @silviaruizmanga).
  2. Livre de café, cafeína e álcool: em outra entrevista em 2018, Jlo disse que evita cafeína, quase não bebe e não fuma. Tá aí algo que vale a pena prestar atenção. Já contei aqui sobre o impacto do álcool no nosso corpo depois dos 40 anos.
  3. Muitos exercícios físicos: há alguns anos eu sigo o personal trainer da cantora, David Kirsch, no Instagram. Os treinos dele são incríveis, focados em força e mobilidade. Ele é um dos mais famosos de Nova York e foca os treinos da JLo principalmente no treino de força e funcional. Aliás, ele já publicou até um vídeo no YouTube com o treino de 30 minutos da JLo , que trabalha o corpo todo se você quiser tentar. Fato é que a cantora malha pesado, trabalha pernas e abdome para valer.
  4. Muita água: Jlo já declarou que bebe litros de água por dia para beneficiar o corpo e a pele. Aqui não tem erro. Se você ainda não faz isso, comece hoje mesmo, vai ver a diferença que faz.
  5. Dieta baseada em vegetais e frutas: a cantora contou em entrevistas que não apenas tem sempre vegetais e frutas no prato em casa, mas também carrega sempre com ela para matar a fome quando está na rua ou em algum compromisso. Sempre orgânicos. Aquele abdome com gominhos também é construído com muita proteína, tudo balanceado. A cantora não come alimentos ultraprocessados e mostrou nas redes sociais o desafio de dez dias sem açúcar e sem carboidratos que ela seguiu para ficar com o corpo ideal para viver o papel de uma stripper no filme "As Golpistas", em 2019. Durante o dia ela sempre inclui castanhas como um lanche saudável e que dá saciedade. Ela se permite sair da dieta uma vez por semana e comer um cookie de chocolate, sua maior tentação.
  6. Sono reparador: em uma entrevista de 2018 ela disse que em termos de cuidados com a pele, sua dica número 1 é sempre ter uma boa noite de sono (ela diz que de 8 a 10 horas para ela é o ideal).
  7. Mindfullness: tá, vendo, gente, eu não digo sempre que no final nada adianta um monte de cuidados por fora se a gente não estiver bem por dentro, principalmente a nossa mente? Pois a musa Ageless Jlo também garante que deve muito de sua beleza à meditação. "Você tem que manter sua mente, sua alma e seu corpo em sintonia. Acredito muito em meditação e que, quando você está feliz, irradia beleza", disse Lopez em uma entrevista à revista InStyle. Ela também disse recentemente em outra entrevista que pratica afirmações positivas para si mesma. "Eu sou jovem e sem idade. Eu repito isso a mim mesma todos os dias, várias vezes. Pode soar como bobagem ou clichê, mas não é: idade está na sua cabeça. Olhe para a Jane Fonda." Estamos olhando, Jlo, estamos olhando! Já contei aqui como a meditação mudou minha vida, acho que você todo mundo deveria tentar. Escutem a Jlo!

Sobre Autora

Silvia Ruiz é jornalista e trabalha com comunicação digital e PR. Durante mais de 15 anos atuou na cobertura de saúde, bem-estar e estilo de vida. É apaixonada por alimentação natural, meditação e práticas holísticas. Mãe do Tom, do Gabriel e da Myra, tem bem mais de 40 anos e está tentando aprender a viver bem na própria pele em qualquer idade.

Sobre o blog

O que é envelhecer hoje? Este é um espaço com informações para a geração que tem mais de 40 e não abre mão de viver uma vida plena e, principalmente, saudável, independentemente da idade. Aqui não falamos em “anti-aging”, e, sim, em “healthy aging”. Dicas de alimentação, beleza, atividade física, carreira e estilo de vida para quem busca ser “ageless”.

Blog Ageless