Topo

Ageless

Conheça os benefícios da erva ashwagandha para o bem estar e a vitalidade

Silvia Ruiz

13/09/2019 04h00

Crédito: iStock

Costumo falar bastante de terapias e tratamentos da medicina oriental no meu perfil no Instagram (me siga lá também @silviaruizmanga). Sou adepta especialmente de algumas terapias usadas na Ayurveda, a medicina tradicional da Índia, pois morei lá por um período da vida. Esse sistema milenar se vale muito da dieta e do uso de plantas medicinais. Dentre elas, uma vem ganhando bastante popularidade no ocidente: a ashwagandha, também conhecida como "ginseng da Índia".

Ela é considerada uma das mais poderosas ervas segundo a Ayurveda e vem sendo usada há milênios para muitas condições, principalmente para reduzir o estresse, aumentar a concentração e melhorar os níveis de energia e vitalidade. A palavra "ashwagandha" inclusive quer dizer "cheiro de cavalo" em sânscrito, justamente para se referir ao cheiro característico da erva e a sua capacidade de aumentar a força.

A Ayurveda faz uso de várias ervas que trazem os chamados efeitos adaptógenos. Basicamente, são substâncias que ajudam o corpo a lidar melhor com o estresse, com a maneira como reagimos aos estímulos externos. "A ashwagandha traz adaptação dos efeitos do eixo psico-neuro-imuno-endócrino. Quando a gente está sob estresse crônico, ela pode trabalhar tanto na qualidade de vigor quanto na regulação do estado de alerta", diz a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly, especialista em medicina preventiva.

Vários desses benefícios já estão sendo estudados e começam a ter respaldo científico. Os estudos estão focados principalmente na alta concentração de vitanolídeos da planta, substância que age no combate à inflamação e no crescimento de tumores (por enquanto em modelos animais, ou seja, ainda há estudos a serem feitos).

Há estudos ainda que indicam que a ashwagandha pode ser um bom suplemento para os homens devido aos efeitos positivos nos níveis de testosterona e na saúde reprodutiva. "Diferente de outras ervas como ginseng e do licorice, por exemplo, a ashwagandha não traz aumento da pressão arterial, agitação ou ansiedade, mas trabalha de maneira equilibrada algumas áreas que dão ânimo e vigor e portanto afetam a longevidade. É um bom regulador para alguns dos sintomas mais vistos hoje no nosso dia a dia que são o cansaço crônico e a agitação, ou seja, o corpo cansado e a mente agitada", diz Vânia.

Alguns benefícios da ashwagandha que já são estudados:

  • Pode ajudar na redução do estresse e ansiedade
  • Pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue
  • Possui propriedades que podem ajudar na prevenção do câncer
  • Pode reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse)
  • Pode ajudar a aumentar a testosterona e fertilidade masculina
  • Pode ajudar no aumento de massa magra e força

A ashwagandha, principalmente a raiz da planta, vem sendo usada como suplemento na forma de cápsulas. Mas, como para qualquer tipo de suplemento, mesmo os naturais, consulte seu médico antes de tomar, ainda mais se tiver qualquer problema ou condição especial de saúde. "Nós sabemos que a ashwagandha sempre foi usada para a longevidade e que esse tipo de resultado se dá devido a propriedades antioxidantes. Acho ela muito interessante porque pode ser usada desde por atletas de elite até idosos e para uma ampla gama de condições, que vão do combate ao estresse até cuidados com artrite", diz o nutricionista clínico Lázaro Medeiros, especialista em genômica nutricional. Por essa ampla gama de possibilidades de uso, ele recomenda que um profissional como nutricionista ou médico sejam consultados para definir a dosagem correta (que vai variar dependendo da necessidade do paciente) e também o melhor horário do dia para ingerir. 

Sobre Autora

Silvia Ruiz é jornalista e trabalha com comunicação digital e PR. Durante mais de 15 anos atuou na cobertura de saúde, bem-estar e estilo de vida. É apaixonada por alimentação natural, meditação e práticas holísticas. Mãe do Tom, do Gabriel e da Myra, tem bem mais de 40 anos e está tentando aprender a viver bem na própria pele em qualquer idade.

Sobre o blog

O que é envelhecer hoje? Este é um espaço com informações para a geração que tem mais de 40 e não abre mão de viver uma vida plena e, principalmente, saudável, independentemente da idade. Aqui não falamos em “anti-aging”, e, sim, em “healthy aging”. Dicas de alimentação, beleza, atividade física, carreira e estilo de vida para quem busca ser “ageless”.

Blog Ageless